É comum que as pessoas enxerguem a dificuldade de aprendizagem como uma questão estritamente escolar e educacional. Quanto um pai vê o boletim de seu filho com notas “vermelhas”, o primeiro pensamento que vem em sua cabeça é de que faltou estudo ou interesse por parte do aluno. Muitas vezes, e na maioria delas, a nota vermelha é reflexo de um processo muito mais complexo e abrangente do que os pais imaginam. Fatores, tidos como supérfluos ou indiferentes ao aprendizado, são ignorados na hora de tentar entender a origem do baixo desempenho escolar. Fazer uma avaliação mais criteriosa e profunda dos fatos é essencial, para obter assim um panorama mais completo e verídico da situação. Questões emocionais, comportamentais, relacionais, familiares, neurológicas, educacionais, pedagógicas, entre outras, estão presentes nesse universo de possibilidades, que permeiam a dificuldade de aprendizagem. Como a gama de fatores, que podem estar presentes na constituição da dificuldade de aprendizagem de cada aluno, é muito grande, é necessário que a avaliação da situação seja feita por um profissional preparado para tal.
Após a avaliação é essencial que os dados colhidos sejam usados de maneira a criar um trabalho ou atendimento personalizado. Com base nas conclusões tiradas é possível entender melhor a dinâmica de funcionamento da situação. Esse conhecimento aliado à capacidade dos profissionais envolvidos no trabalho, possibilita o desenvolvimento de estratégias e ações que podem realmente modificar para melhor a vida dos alunos.
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